Como aumentar o valor dos serviços do escritório de contabilidade

Nem sempre é simples pensar em como aumentar os lucros do seu escritório de contabilidade, certo? Mas essa é uma daquelas perguntas que precisa ter lugar cativo na cabeça de qualquer empresário contábil. 

Afinal, o aumento no faturamento indica que o negócio está crescendo e no caminho certo. Basicamente, existem 3 maneiras principais para conseguir atingir esse objetivo:

Neste artigo, vamos nos concentrar em apresentar estratégias focadas no item 3, para você conseguir aumentar o valor dos serviços do escritório de contabilidade. 

Aproveitando o tema, também recomendamos que você leia nossa  postagem sobre como captar novos clientes

Preço x valor

Quando falamos em aumentar o valor dos serviços do escritório de contabilidade, a primeira coisa que precisa estar muito clara  é a diferença entre os termos preço e valor.

Uma expressão muito usada para explicar a definição de cada um deles é a de que “preço é o que você paga, valor é o que você leva”.

“Preço”, então, é simplesmente quanto custa em dinheiro. É algo palpável, que pode ser contado e quantificado.

Por outro lado, o que chamamos de “valor”, é intangível. É o resultado, a satisfação, as vantagens e as sensações que determinados produtos ou serviços causam. 

Isso significa que, ao mesmo tempo em que são conceitos diferentes, eles andam juntos. Se você conseguir aumentar o valor, consequentemente, o preço também vai poder subir. 

Na prática, é isso que faz uma pessoa escolher pagar mais caro para ter uma roupa “de marca”, por exemplo. Ela entende que o preço vale à pena diante do valor que recebe em troca – a sensação de status, de poder, de estar na moda, enfim… 

Vamos pensar em como isso funcionaria no mundo da contabilidade? 

Selecionamos alguns serviços para exemplificar:

Mas então… como agregar valor nos serviços do escritório de contabilidade para consequentemente aumentar os preços?

#1 Olhe para os nichos de mercado mais valiosos 

Qual nicho é mais vantajoso para o seu escritório? Aquele em que você é mais produtivo? Que consegue fazer mais com menos recursos?

Pode até ser que exista mais de um, mas se você souber identificá-los, com certeza vai aumentar a sua eficiência no processo operacional, gerando mais resultados.

Além disso, conhecendo as especificidades de cada mercado, vai conseguir oferecer serviços e produtos que sejam coerentes com as principais demandas, o que nos leva ao ponto #2.

#2 Mapeie quais são as dores principais do seu público

Entender a fundo as necessidades, desafios e dores do seu público é essencial para conseguir agregar valor nos serviços. 

Afinal, como você vai poder oferecer mais se não sabe o que é valorizado pelos clientes? Se não tem ideia de qual é esse “extra” que vai fazer eles falarem “UAU”?

Pode ser que eles valorizem muito um pronto atendimento via WhatsApp, por exemplo. Mas pode ser que não… Já pensou investir muitos recursos para proporcionar algo que não vai ser realmente valorizado? 

Na verdade, só existe um jeito de saber o que vai agregar valor: perguntando! 

Do contrário, só serão suposições. 

Por isso, uma boa opção é fazer uma pesquisa para conhecer melhor o perfil dos seus clientes e saber o que, de fato, eles mais valorizam. Assim, você pode implementar soluções que atendam exatamente a estes critérios. 

#3 Descubra quais são os seus pontos fortes e divulgue-os

Que tal aproveitar a pesquisa que sugerimos acima para também descobrir quais são os pontos fortes do seu escritório na percepção dos seus clientes?

Focar os seus esforços para potencializá-los e torná-los um grande diferencial competitivo é uma maneira inteligente de agregar valor nos serviços. 

Por exemplo, se os clientes já apontam que entregas anteriores ao prazo são um ponto positivo do escritório, por que não divulgar como um diferencial que permite que eles tenham mais tempo para se organizar e não precisem fazer nada na correria? 

#4 Ofereça pacotes de treinamentos 

Já pensou em oferecer treinamentos adicionais para aumentar o faturamento? 

Uma ideia é começar com um ciclo online, gratuito e “para iniciantes”, que irá contribuir para a educação contábil dos seus clientes e depois, oferecer opções mais robustas e avançadas de treinamentos.

Assim, você agrega valor oferecendo capacitações e ainda tem a chance de vender novos serviços.

Verifique em quais áreas o seu escritório tem know how e capacidade operacional para fazer isso.  

Lembre-se que os conteúdos podem ir além do serviço contábil. Que tal oferecer cursos de Excel nas empresas, por exemplo? 

#5 Foque no que dá resultado

Você sabe quais são os clientes que foram responsáveis pela maior parte do seu resultado de faturamento nos últimos 3 meses? 

Depois de buscar essa informação, verifique quais foram os motivos que levaram a estes números. 

Existe algum padrão entre os clientes? O que você pode fazer para agregar ainda mais valor para eles e garantir faturamentos ainda maiores? Onde é possível encontrar perfis similares? 

Bem… Para descobrir onde investir tempo e dinheiro de maneira assertiva, a melhor maneira é contar com a ajuda da tecnologia na compilação e apresentação dos dados! 

Conclusão

Neste artigo, você viu que aumentar o valor dos serviços do escritório é uma das maneiras de conseguir alavancar o faturamento.

Para isso, você precisa:

  • Entender a diferença entre preço e valor;
  • Descobrir quais são nichos de mercado mais valiosos para o negócio e focar em cada um deles;
  • Mapear de perto as dores e desafios do seu público para oferecer serviços coerentes e assertivos;
  • Divulgar os seus diferenciais em relação a concorrência;
  • Oferecer novos serviços para agregar valor, como pacotes de treinamentos;
  • Tomar decisões embasadas! 

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