WhatsApp para escritórios de contabilidade

Você tem dúvidas sobre a importância de usar o WhatsApp para escritórios de contabilidade? Bem… vamos lá: quantas vezes você já checou o seu próprio WhatsApp hoje? Várias, né?

O aplicativo já faz parte da nossa rotina e, por isso, é um excelente canal de comunicação com os clientes e com as pessoas que estão interessadas em saber mais sobre o seu negócio.  

Basicamente, a ideia é fazer com que o escritório aproveite um canal que já funciona muito bem, para conseguir agregar valor no atendimento e para converter mais vendas. 

O recomendado é utilizar a versão para negócios do aplicativo – o WhatsApp Business. Ele foi criado para atender as necessidades das pequenas empresas e oferece algumas funcionalidades muito úteis, como:

  • Criação de um perfil totalmente comercial, em que é possível inserir o nome da empresa, o serviço prestado, o endereço, o site, o e-mail e o horário de atendimento;
  • Envio de respostas automáticas, que podem ser criadas com base nas dúvidas mais comuns, por exemplo. Assim você atende a todos instantaneamente;
  • Estatísticas de quantas mensagens foram recebidas, enviadas, entregues e lidas.

Além disso, você ainda pode contar com as funcionalidades do WhatsApp convencional. Ou seja: o acesso pelo navegador da internet, a criação de grupos e a postagem de status.

Como usar o WhatsApp para escritórios de contabilidade?

Para conseguir aproveitar tudo o que o WhatsApp Business pode oferecer para o escritório de contabilidade, é necessário organização e um método de trabalho. 

Separamos algumas dicas para você:

#1 Saiba porquê você está usando

O WhatsApp para escritórios de contabilidade pode ser usado, basicamente, em dois momentos diferentes: no relacionamento com os atuais clientes e nas vendas.

  • Relacionamento com atuais clientes: para conseguir atender os clientes de maneira mais rápida e assertiva, o WhatsApp é uma excelente ferramenta. É possível agregar muito valor com um atendimento humanizado e quase instantâneo. Além disso, lembre-se que muitas pessoas não gostam de falar no telefone mas querem ter um retorno imediato sobre as suas solicitações. Ou seja: o WhatsApp é a melhor solução! 
  • Vendas: você sabia que pesquisas mostram que a agilidade para responder as dúvidas que antecedem o fechamento de um novo contrato é fundamental para conseguir realizar a venda? Respondendo as questões em até 2h, estatisticamente, as chances de conversão dobram!

Deixe o seu número de WhatsApp disponível nas redes sociais e também no site do escritório, caso tenha. Assim, caso algum contato de vendas seja feito por este canal, as chances dessa pessoa ser prontamente respondida aumentam!

#2 Defina quem será o responsável  

O ideal é que apenas uma pessoa seja a responsável final pela gestão do WhatsApp dentro do escritório de contabilidade. Assim, é possível evitar ruídos de comunicação e toda a informação fica centralizada. 

Ao escolher uma pessoa, deixe muito claro quais são as suas atividades e o que é esperado que ela faça. Também é bom ter acordos do tipo: “em um dia normal, o máximo de tempo que vamos demorar para responder alguém é 2h”. 

Assim, o profissional responsável pelo WhatsApp sabe exatamente quais são as suas funções, e o gestor pode cobrar que seja feito do jeito que foi alinhado, se for o caso. 

#3 Distribua conteúdo útil

O processo de envio de conteúdo para clientes via WhatsApp é bem parecido com o do e-mail marketing. A vantagem é que pelo aplicativo de mensagens, você tem um engajamento maior.

Para testar como funciona e ter uma ideia dos resultados que podem ser alcançados, comece com dois tipos de conteúdo:

  • Educativos: mapeie as dúvidas que os clientes sempre têm e faça um conteúdo sobre elas, para ser enviado pelo WhatsApp. Você otimiza o tempo dos profissionais do escritório, evitando vários questionamentos iguais e ainda ajuda o cliente a gerir melhor o negócio.
  • Lembretes: aproveite a proximidade do WhatsApp para lembrar os clientes do cumprimento de prazos específicos. Que tal enviar alertas sobre o fechamento do mês ou sobre as alterações cadastrais de colaboradores? Esse é um jeito prático de se fazer presente no dia a dia do cliente, melhorando o relacionamento, e ainda realizar um trabalho mais efetivo.

Gostou das nossas dicas de WhatsApp para escritórios de contabilidade? Esperamos que você coloque tudo em prática para conseguir atrair novos clientes, melhorar o seu relacionamento com os atuais e, assim, aumentar o faturamento do negócio!

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