3 cases de atendimento ao cliente para inspirar todo escritório contábil

Você já pensou sobre a importância do atendimento ao cliente dentro do escritório contábil? 

Bem… se refletir por alguns minutos, com certeza irá lembrar daquelas novas contas que surgiram depois da indicação de quem já conhecia os seus serviços. 

Mesmo em um mundo bastante digital, a famosa divulgação boca a boca ainda é uma das maneiras mais efetivas de conquistar clientes.

Isso porque quando a recomendação é feita por um familiar, amigo ou conhecido, ela tem mais credibilidade, certo? 

E se você quer que o seu escritório seja recomendado por aí, uma certeza a gente tem: apostar no atendimento ao cliente é essencial!

Aliás, nos últimos anos, o foco no consumidor, tem sido importante prioridade entre os gestores. Seja em grandes empresas ou em startups, é cada vez mais comum nos depararmos com áreas inteiras focadas no “Sucesso do Cliente”. 

Neste artigo, separamos 3 cases de sucesso que podem inspirar o seu escritório de contabilidade a implementar novas práticas que aumentem a satisfação de quem já utiliza os seus serviços. 

Vamos sair um pouco do mercado contábil e olhar para quem é referência nessa área. Afinal, é por meio de novas referências que surge a inovação! 

#1 Nubank

Desde que surgiu para bater de frente com os bancos tradicionais, o Nubank preza pela qualidade de atendimento. 

O modelo do negócio, na verdade, foi pensado para que os clientes consigam resolver tudo sozinhos, sem precisarem da ajuda de um atendente. 

Mas quando isso é necessário, o objetivo da equipe é não só resolver o problema de maneira simples e rápida, como também criar uma ótima experiência ao usuário.

Para isso, os adjetivos que moldam a cultura de atendimento do Nubank são: Simples, Humano, Amigável, Prestativo e Educado.

É o que internamente, eles chamam de SHAPE do atendimento. 

Como resultado, não raro é encontrar depoimentos como estes abaixo: 

Ou seja: o que começa com um cliente precisando resolver um problema, acaba se tornando um elogio público. Todos saem ganhando! 

Para surpreender seus clientes, o Nubank incentiva que o seu time de suporte pense fora da caixa.

A prática começou em 2015, quando cada colaborador poderia enviar um presente para um cliente por mês, junto com uma cartinha escrita de próprio punho. 

Desde então, alguns desses atendimentos viralizaram e ganharam um grande alcance na mídia. 

É aquela história: se a vida te der um limão, faça uma limonada! rs

Como aplicar na realidade contábil?

Que tal pensar em ações “fora da caixa” que podem ser feitas com seus atuais clientes? 

O envio de um brinde, de um agradecimento escrito à mão… O importante é surpreender entregando algo além do esperado! 

#2 The Ritz-Carlton Hotel Company

A rede americana de hotéis e resorts é tão conhecida pela sua habilidade no tratamento de clientes que as histórias de hóspedes satisfeitos já viraram até livro. 

Um dos depoimentos deixa bem claro o cuidado de toda a equipe com os hóspedes: 

“Saí do The Ritz-Carlton Sarasota com tanta pressa para pegar o voo que esqueci o carregador do laptop no apartamento. Recebi no dia seguinte um pacote com meu carregador e um bilhete: ‘Sr. DiJulius, queria ter certeza de que isso seria entregue imediatamente. Tenho certeza de que é algo importante e, para garantir, enviei um carregador extra para seu laptop’.” 

O bilhete estava assinado por Larry K. Kinney, do departamento de Prevenção a perdas do hotel.

O compromisso do Ritz-Carlton com o atendimento ao cliente é tão grande que qualquer funcionário está autorizado a gastar até US$ 2.000 por dia, sem precisar de nenhuma aprovação, para aprimorar a experiência do hóspede.

Em uma entrevista com a Forbes, o presidente e diretor de operações, Herve Humler, disse que o segredo da organização para tornar o atendimento ao cliente espetacular era justamente esse: o envolvimento do funcionário. 

Como aplicar na realidade contábil?

Como você viu, a capacitação dos funcionários é crítica para conseguir surpreender os clientes de maneira positiva.

Por isso, faça do atendimento ao cliente parte da missão dos contadores do escritório.

O questionamento sobre a satisfação deve sempre estar em pauta na hora de buscar soluções. 

Incentive sua equipe e capacite para que os funcionários trabalhem com independência na hora de resolver os problemas do cliente, pensando de maneira criativa.

E, se possível, que tal destinar uma verba para fazer os “atendimentos UAU”, pelo menos uma vez por mês?  

#3 Netflix

A implantação de um sistema para a empresa conhecer e se relacionar com os seus clientes é essencial para melhorar os níveis de satisfação. 

Isso porque analisando os dados que ficam armazenados na ferramenta é muito mais fácil traçar um perfil de clientes, criando produtos e serviços que sejam adequados.

Além disso, a comunicação também fica muito mais fácil e assertiva.

Um ótimo exemplo disso é a Netflix.

Ninguém duvida que a marca conhece muito o seu público, certo? 

Não é à toa que seus vídeos são cheios de memes e suas respostas a comentários nas redes sociais viralizam. 

A Netflix sabe exatamente o que os seus consumidores querem, e talvez essa seja uma de suas lições mais valiosas. 

Afinal, quem não gosta de chegar em casa, ligar a Netflix e saber que existem recomendações baseadas nos seus gostos, prontas para serem assistidas? 

Como aplicar na realidade contábil?

Por meio de um software como o G-Click, é possível criar um banco de dados que irá fornecer informações muito estratégicas sobre os clientes atendidos. 

Com base na análise dessas informações, que tal pensar em novos serviços que podem auxiliar os clientes?

Se você verifica que 80% deles atuam no mercado da Saúde, por exemplo, por que não fazer um treinamento focado nesta área? 

É uma maneira de demonstrar cuidado e atenção, ao mesmo tempo em que surpreende os clientes com uma ação que promove o conhecimento. Você sabe o que as empresas de contabilidade líderes fazem de diferente?

Quer saber como o G-Click pode te ajudar nessa missão? 

É só agendar uma demonstração gratuita com a nossa equipe!  

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