#5 dicas de gestão para médios e grandes escritórios de contabilidade

À medida que o seu escritório de contabilidade cresce, os desafios de gestão ficam cada vez maiores. Para conseguir acompanhar o aumento da complexidade da operação sem comprometer os resultados e a qualidade dos serviços prestados, o empresário contábil precisa se atualizar constantemente.

Acompanhar conteúdos ligados a gestão e a liderança são uma ótima maneira para aprender mais sobre os temas e aplicar no dia a dia. 

Então, bora conferir 5 dicas práticas de gestão para começar a implantar hoje?

Elas foram mapeadas a partir do contato próximo que temos  com vários médios e grandes escritórios de contabilidade aqui no G-Click, ou seja: é a realidade! 

#1 Defina a cultura que quer ter no seu escritório

Basicamente, cultura organizacional é aquilo que os seus colaboradores fazem quando estão sozinhos… Quando o líder do setor não está por perto, sabe? Aqueles comportamentos reproduzidos de maneira natural dentro do escritório.

Por exemplo, as pessoas têm o hábito de serem proativas? Ou esperam que tudo seja delegado? São colaborativas ou preferem trabalhar sozinhas? 

Quando o negócio é pequeno, é mais fácil moldar a cultura. Afinal, com menos pessoas na equipe, o gestor consegue ter uma relação de proximidade com todas elas.

É justamente por isso que muitos negócios acabam se afastando ou até perdendo a sua cultura “original” quando crescem, o que pode acabar impactando negativamente na motivação dos colaboradores e na entrega dos resultados. 

Para não deixar que isso aconteça, os líderes de setores precisam ser os “embaixadores” da cultura desejada. 

Atualmente, você conseguiria definir a cultura do seu escritório em uma frase? 

#2 Tenha ações coerentes com a cultura que deseja 

Como falamos acima, tudo começa na liderança. Por isso, se você definiu que quer ter uma cultura de rápido atendimento no seu escritório, as primeiras pessoas que precisam seguir esses direcionamentos são os líderes. 

Pensa bem: como um líder vai cobrar que o seu liderado dê uma resposta rápida para determinado cliente, se ele mesmo demora 5 dias para responder um e-mail simples? 

A cultura ideal não vai ser implantada da noite para o dia. Ela é resultado de uma série de ações e comportamentos que são repetidos com consistência, até se tornarem extremamente naturais!

Que tal reunir o seu time de liderança para conversar sobre a cultura que querem construir juntos dentro do escritório? 

#3 Contrate as pessoas certas para os cargos certos

Os processos de recrutamento e seleção são um grande desafio dentro do mercado contábil. Esse assunto é tão importante que temos um artigo no blog que fala só sobre isso!

É comum vermos escritórios contratando por pressa ou buscando candidatos sem nem saber o que de fato procuram. 

O primeiro passo para conseguir ter uma alta eficiência nos processos de contratação é ter uma lista de pré-requisitos claros com o que você está buscando em um candidato, além de definir exatamente o que ele irá fazer. 

Com isso em mãos, fica muito mais fácil saber quem se aproxima mais do é necessário para o negócio, de forma objetiva, tirando ao máximo a subjetividade do processo. 

Caso os líderes não tenham tempo para se dedicar ou tenham pouco conhecimento sobre a área, cogite a possibilidade de contratar especialistas. 

Esse investimento pode ser facilmente recuperado com boas contratações, que você possivelmente não conseguiria fazer sozinho. 

#4 Lembre-se que os seus colaboradores são seus clientes internos

Muitos gestores contábeis se preocupam muito com o atendimento dos clientes (certíssimos), mas esquecem do que precisam fazer enquanto líderes de pessoas. 

Como resultado, é comum vermos equipes desmotivadas e que só fazem o mínimo. 

Gerir pessoas é um processo que exige que o líder se dedique para engajar os colaboradores. E essa é sim parte da sua função enquanto gestor.

O que você tem entregado de valor para o seu time de colaboradores? Como tem auxiliado no desenvolvimento de cada um deles? 

Já pensou em separar 1h da semana para trocarem conhecimentos, por exemplo?

#5 Use a tecnologia para manter o controle 

Em qualquer escritório de contabilidade, o número de controles é multiplicado pelo número de funcionários. Ou seja: a operação vai ficando cada vez mais complexa.

Leia mais: Gestão de processos nos escritórios de contabilidade  

Nesse contexto, é essencial que você abandone de vez as planilhas improvisadas no excel, substituindo-as por softwares mais robustos. 

Só assim será possível manter o controle de toda a operação com organização, sabendo exatamente o que está sendo feito, o que precisa ser entregue e quem são as pessoas responsáveis. 

Para crescer com sustentabilidade, o uso de um gestor de tarefas contábeis, como o G-Click, se torna praticamente obrigatório. Concorda?

Para conhecer as funcionalidade da nossa plataforma de perto e ver como ela pode auxiliar na gestão do seu escritório, é só clicar aqui e agendar uma demonstração gratuita!

Gostou do artigo?

Share on facebook
Compartilhe no Facebook
Share on linkedin
Compartilhe no Linkedin

Deixe um comentário!