Como analisar (e aumentar) a performance do seu escritório de contabilidade

Para conseguir levar o seu escritório de contabilidade para outro nível de gestão e, consequentemente de resultados, é preciso ter total controle em relação as principais métricas do negócio. 

É a partir desses indicadores que você vai saber exatamente como está a saúde da sua empresa e ter dados para direcionar as suas tomadas de decisão, sem achismos ou apostando somente naquela “intuição”. 

No mercado contábil, ainda é comum encontrarmos gestores que não conseguem mensurar o desempenho do escritório e, com isso, enfrentam problemas como:

#1 Não conseguem crescer de maneira sustentável 

É muito difícil que um negócio cresça sustentavelmente sem que sejam feitas análises de performance. 

Sem elas, é impossível saber o que deve ser priorizado, identificar quais são os gargalos que precisam de ajustes e quais são os pontos que estão andando muito bem e podem se transformar em diferenciais competitivos.

Por um tempo, pode até parecer que “ir de acordo com a maré” está funcionando muito bem. Mas, provavelmente, você vai encontrar um limite para este tipo de crescimento. 

E quando isso acontecer, o seu escritório só vai continuar prosperando se existir um plano de ação com objetivos claros e que façam sentido diante do contexto. 

Além disso, crescer sem se preparar para isso pode ser um tiro no pé, afinal, os problemas que não foram resolvidos lá no início também crescem junto com o número de clientes.

Se antes, o escritório tinha que dar um jeitinho de última hora para fechar o balanço de 5 clientes, agora serão 50… 

Conclusão? É preciso ter muita organização interna e de processos para conseguir crescer sem enfrentar um caos.  

#2 Ficam perdidos em momentos de tomadas de decisão

Imagine que duas das suas lideranças têm reclamado de que precisam de mais pessoas na equipe para dar conta de todo o trabalho. Mas o cenário financeiro atual só permite que você autorize uma contratação. 

Você conseguiria tomar essa decisão de maneira embasada? Utilizando dados para concluir porque é melhor autorizar a contratação da área Contábil ao invés da Societária? 

E mais: conseguiria saber onde alocar esforços para melhorar o desempenho do departamento que vai continuar com o mesmo número de colaboradores? Será que algum deles tem uma performance bem acima da média e pode compartilhar as ações que têm feito no seu dia a dia para se tornar um modelo e inspirar os colegas com boas práticas?

Temos certeza que esse é só um exemplo, porque enquanto empresário contábil, você precisa fazer muitas escolhas ao longo da carreira. 

Atualmente, você está satisfeito com a maneira como vem fazendo-as? Sabe exatamente o que precisa ser priorizado?

#3 Não aproveitam oportunidades do mercado

Sem uma visão completa e estratégica do escritório, fica difícil identificar oportunidades de mercado que podem fazer sentido para os objetivos de crescimento. 

É aquela coisa de que a sorte só encontra quem está preparado, sabe?

Já imaginou se pinta a chance de começar a atender uma grande empresa, abrindo um novo mercado para captação de clientes, e você acaba perdendo a concorrência para um outro escritório por falta de números que embasem a sua proposta comercial?  

Os números dos indicadores-chave do negócio também podem ser frutos de vários insights que você não teria se não tirasse um tempo do seu dia para olhá-los. 

É fácil se perder em meio à tanta demanda operacional, mas é nos momentos de análise que o seu verdadeiro trabalho enquanto gestor acontece. As mudanças que geram mais impacto começam aí. 

#4 Pagam muitas multas

A maior parte dos empresários contábeis não consegue ter dados importantes em mãos por falta de organização interna. Basicamente, não existe padronização e nem ferramentas que facilitem a gestão das tarefas por parte dos colaboradores.

Como resultado, além da falta de números para analisar, chegam as multas por atrasos na entrega de documentos. Quanto o seu escritório gastou com elas no último ano? E nos últimos dois anos? Esse número vem aumentando ou diminuindo? Ou você não faz ideia?

Bem… Se você se identificou com algum dos problemas acima, a primeira solução é fazer o Raio-X do Escritório Contábil

Com ele, é possível saber como anda a performance do negócio por meio de indicadores-chave. Esse é o começo para otimizar processos, economizar tempo e aumentar o faturamento.

Clique aqui e faça agora: Raio-X do Escritório Contábil

Inspirações além do mercado contábil

Separamos alguns cases de empresas que já estão bem à frente no uso de dados para potencializar resultados. 

Olhar além do mercado contábil é uma maneira excelente para buscar referências de inovações que podem ser adaptadas e implementadas no seu escritório. 

Dá só uma olhada nestes dois exemplos:

#1 MAC

Outro dia, o assunto na mesa era justamente esse: marcas movidas por dados. Uma conhecida falou da MAC, aquela marca bem famosa de maquiagem,  e me encaminhou um e-mail que havia recebido poucos dias atrás. 


Fato é que o corretivo dela realmente estava acabando e por meio dessa mensagem extremamente personalizada com o timing perfeito, ela achou impossível não comprar um novo para já garantir a reposição.

Mas como será que a empresa sabe a hora exata em que os produtos dos clientes estão terminando? A resposta só pode ser uma: olhando para os dados de recompra da sua base e usando-os de maneira extremamente assertiva! 

Insight contábil: quais informações dos seus clientes são as mais valiosas para fazer você alcançar esse nível de atendimento e previsibilidade, antecipando demandas e propondo soluções antes mesmo delas serem trazidas à tona?  

#2 Spotify

Se você gosta de música, provavelmente já usou o Spotify pelo menos uma vez. 

Mas você já pensou em como a plataforma categoriza suas músicas e sabe exatamente o que te sugerir na sequência? Bem, as equipes de ciência de dados são as responsáveis pelas suas descobertas musicais mais recentes. 

Com a tecnologia criada, as músicas de vários artistas são categorizadas por variáveis como volume, “dancibilidade”, energia e muito mais. Assim, depois de identificar o seu gosto, o Spotify costuma fazer recomendações precisas. 

Insight contábil: o app quase sempre acerta porque ele leva em conta o comportamento do usuário de maneira personalizada, certo? Sempre oferece novas opções, deixando os clientes motivados e cada vez mais conectados com a plataforma. 

E no seu escritório de contabilidade? Você faz ideia de como o seu cliente se comporta ao longo dos meses ou anos desde que fechou o contrato com você? É possível categorizá-los de acordo com tendências de comportamento? Por exemplo, será que pequenas e médias empresas tendem a cancelar o contrato nos primeiros 3 meses? Se sim, quais são as suas “músicas novas”? Ou seja, quais são as entregas que precisa oferecer e que não podem falhar para que o cliente fique satisfeito?  

Por onde começar no meu escritório de contabilidade?

Agora que você já viu como o uso de dados é importante para o seu escritório de contabilidade, o próximo passo é se organizar para conseguir tê-los em mãos de maneira confiável.

O G-Click é um gestor de tarefas contábeis que possui funcionalidades que te ajuda a ter informações importantes do escritório. Com apenas um clique, é possível:

  • Visualizar o desempenho de cada um dos colaboradores e tudo o que está sendo feito;
  • Descobrir qual é o perfil do seu cliente;
  • Acompanhar gráficos e históricos do negócio.

A partir da experiência com nossos usuários, estimamos que com o G-Click seja possível economizar, em média, para uma empresa de até 5 funcionários, R$ 1600/mês no custo da operação, além de liberar tempo para que o gestor atue de maneira muito mais estratégica. 

Gostou e quer saber como começar a usar o G-Click para ter um negócio movido por dados? É só agendar uma demonstração!

E não deixe de compartilhar com a gente como você pretende usar dados para melhorar os resultados do escritório! É só deixar nos comentários 🙂

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