Como equilibrar a vida pessoal e profissional? 5 dicas para contadores

Na pesquisa completa sobre o Panorama do Mercado Contábil, vimos que uma das maiores dificuldades dos contadores é conseguir equilibrar a vida pessoal e profissional.

Esse foi o 2° desafio mais apontado, ficando atrás somente de manter-se atualizado com as novidades do mercado. 

E sabemos que ambos estão relacionados, certo? Se você não tem tempo para se atualizar, com certeza também não consegue equilibrar o lado pessoal e o profissional de maneira saudável.

Isso é algo que te incomoda? Que impacta negativamente em vários aspectos do seu dia a dia? Que você sente necessidade de mudança? Que faz você estar sempre cansado(a)? 

Se respondeu sim para pelo menos uma dessas perguntas, esse artigo vai ser útil para você! 

O equilíbrio entre vida pessoal e profissional é uma escolha

Antes de ir para as dicas que separamos para você conseguir gerir melhor o seu tempo e, consequentemente, ter mais equilíbrio entre as esferas pessoal e profissional, é importante lembrar que o equilíbrio em si é uma escolha.

Uma escolha que você precisa fazer diariamente….

O que queremos dizer com isso?

Bem… existem momentos da vida em que, provavelmente, você não vai ter equilíbrio. É preciso ser realista! 

Se você está abrindo um escritório agora e está colocando ordem na casa; se está em um momento crítico do negócio que precisa ser revertido; se tem uma grande meta ou ambição e é o gestor responsável pela entrega… 

O mesmo vale para o lado pessoal: um filho nasce, você muda de casa ou de cidade, enfrenta uma separação… 

Em todos os cenários, o mais importante é que você tenha consciência das suas escolhas e as faça com embasamento, saindo daquele modo automático, sabe?

Acreditamos que sim, em grande parte do tempo, é possível ter equilíbrio. 

Mas é VOCÊ que tem que decidir isso e colocar essa busca como uma prioridade, sabendo dosar os esforços que quer (e precisa) fazer na vida pessoal e/ou profissional buscando, acima de tudo, a sua felicidade e sucesso.

Por isso, antes de continuar, que tal refletir um pouco? Pegue um papel e caneta ou o bloco de notas do celular e escreva: o que é sucesso e felicidade para você?

Depois de ter isso definido, o seu objetivo é garantir estar cada vez mais perto do que escreveu, combinado? 

As dicas de gestão de tempo que separamos aqui embaixo, podem te ajudar!   

#5 dicas para melhorar a sua gestão de tempo e aumentar o seu equilíbrio

Implantar algumas rotinas no seu dia a dia pode te ajudar a ter maior qualidade de vida. Se o seu objetivo é esse, separamos algumas dicas:

#1 Estabeleça prioridades para o seu dia 

Você sabe tudo o que precisa fazer no dia? Para conseguir se organizar, identifique quais são todas as suas atividades e faça uma listagem. 

Dessa forma, antes de começar cada dia, você já vai ter definido todos os seus objetivos. Não importa quais sejam: pode ser terminar um relatório ou ir na academia, o importante é finalizá-las. 

Lembre-se que cada vez que um desses compromissos é alcançado, uma meta é atingida. Ao final do dia, quando checar sua lista de demandas, irá poder concluir que se organizar te deixou mais produtivo(a).

#2 Diferencie o urgente do importante 

Depois de listar as suas atividades no tópico acima, o ideal é listá-las de acordo com o seu nível de urgência e de importância. Mais do que ter organização, é preciso entender o que é realmente prioridade no seu dia.

Coloque sempre em primeiro lugar o que é mais importante, mais urgente e o que pode ter consequências futuramente.

Essas são as tarefas que devem ganhar toda a sua atenção para serem finalizadas assim que possível. 

Utilizar a matriz abaixo para conseguir ter uma visão global do nível de urgência e importância de cada entrega que precisa ser feita é uma boa opção: 

#3 Estabeleça momentos para responder e-mails ou WhatsApp

Você pode até não perceber, mas perde muito tempo do seu dia se responde e-mail e WhatsApp a todo o instante. Ou seja: você não consegue focar e acaba demorando muito mais tempo para terminar tarefas que precisam de toda a sua atenção. 

Por isso, estabeleça horários específicos para interagir com o mundo externo, respondendo e-mails ou WhatsApp e faça isso somente nos períodos definidos, abrindo exceções apenas para urgências.

Uma opção é fazê-lo no início e no final do expediente, por exemplo.

#4 Utilize técnicas de gestão de tempo no seu dia a dia

Existem algumas técnicas de gestão de tempo que podem te ajudar. Neste artigo, vamos falar especificamente da Técnica do Pomodoro

Com ela, você faz pausas alternadas, dividindo as horas em períodos de foco total e intervalos curtos para descanso. 

O ideal é ter 25 minutos de foco total e 5 minutos de pausa para descanso. 

Assim, fica mais fácil conseguir ser eficiente. 

#5 Tenha momentos de descanso total

Para conseguir focar nos momentos em que precisa, é essencial que você tenha momentos de descanso ao longo da semana. 

Não dá para passar horas e mais hora somente trabalhando. Há momentos em que o descanso é necessário. 

Uma boa gestão de tempo também serve para que você consiga ter momentos de descanso para colocar a saúde do corpo e da mente em ordem.

Por isso,  escolha alguns hobbies que te façam bem e deixe um tempo reservado da sua rotina para conseguir mantê-los no presentes no seu dia. 

Como a G-Click pode te ajudar?

Usar um gestor web de tarefas contábeis no seu escritório faz com que as prioridades fiquem claras. Cada colaborador também tem acesso a um checklist de tudo o que precisa ser entregue no dia, facilitando a sua gestão de tempo. 

Se você ainda não conhece essa solução, nossa equipe está pronta para te mostrar as vantagens de ter uma plataforma assim no dia a dia. 

É só agendar uma demonstração 🙂 

Gostou do artigo?

Share on facebook
Compartilhe no Facebook
Share on linkedin
Compartilhe no Linkedin

Deixe um comentário!