Como ter o padrão Dubai de qualidade no seu escritório?

Normalmente quando converso com um empresário contábil e pergunto : “Você tem qualidade no seu serviço?” ele normalmente responde : “claro, mas meu cliente não quer pagar por isso, ou então acha que contador é tudo igual. Não adianta fazer todo o esforço que fazemos pois o cliente não quer saber e nem percebe a diferença!”. Normalmente é o que escuto, claro que cada vez com uma determinada resposta que cai sempre em uma justificativa.

É fato que quem diz se temos ou não qualidade nos nossos serviços é o nosso cliente, e nosso maior desafio é perceber a diferença entre os clientes, para então entregarmos exatamente o que cada um entende como valor.

Em Abu Dabhi e Dubai, 02 cidades dos Emirados Árabes Unidos, percebemos o quanto estão fortemente enraizadas nas tradições islâmicas da Árabia. Tudo é um acontecimento, desde se vestir até as refeições, bem como as tradições religiosas, mas sempre com tolerância e a hospitalidade.

O que me impressionou nestes lugares, é que tudo é feito com muito cuidado, carinho, dedicação e ALTA QUALIDADE, que vai desde a alimentação até as grandes construções. Não existe nada “mais ou menos”. Tudo é feito de forma perfeita.

Nas construções, o acabamento é de deixar qualquer brasileiro maluco, pois sabe aquele pintor que dá sempre um jeitinho quando borra a pintura, pois é, lá não tem isso não! Tudo é projetado para ser super bem acabado.

Em Dubai me assustei quando vi que em Palm Jumeirah, eles haviam colocado uma palmeira para esconder a instalação de antenas nos bairros! Uma coisa de maluco, mas que se você pensar, é o que faz a diferença, pois o lugar é super bonito e moderno, e as antenas ficariam feias se aparecessem.

O que tudo isso tem a ver com nossa empresa e nosso escritório contábil?

Já visitei diversas empresas de contabilidade, e percebo que as mais bem sucedidas, mesmo que de forma simples, sempre se preocupam com os detalhes, com a cultura da empresa e com a qualidade de sua estrutura física, tecnológica e na prestação dos serviços. Quando vendemos serviços, temos um grande desafio que é tangibilizar para o cliente, nos envolver com nosso cliente e entender e entregar exatamente o que ele deseja e o que ele precisando que a qualidade é totalmente subjetiva.

Em Abu Dabhi, a empresa de turismo que prestou o serviço de guia e translado de Dubai para Abu Dabhi, fez um trabalho perfeito, e o melhor, superou as expectativas.

Dentro do pacote estava incluído transfer ida e volta , visita aos pontos turísticos e almoço incluso. No papel marcava saída do hotel as 9:00 e chegada às 17:30h.

Eles chegaram exatamente às 9:00, em um micro ônibus excelente. O guia extremamente educado, foi explicando tudo. Para visitarmos a mesquita, era necessário que homens e mulheres estivessem vestidos de acordo com as regras locais, e óbvio que não estávamos, pois todos éramos de países da Europa e somente eu e minha mãe do Brasil. O guia ofereceu gratuitamente à todos, homens e mulheres, abayas com lenços para as mulheres e blusas para homens. Ele simplesmente resolveu, sem custo adicional, o que poderia ter sido um grande transtorno para nós, pois era obrigatório a vestimenta adequada. Quando fomos para o almoço, o mesmo foi no Hilton hotel! Confesso que na verdade achei que seria em um buffet qualquer, só que não! Lá não é oferecido nada “mais ou menos”. Alguns podem pensar, mas é por que pagou caro, mas não! Até os locais mais simples, oferecem alimentação de primeira, mesmo que um sanduiche com suco (suco sempre natural, já que não tem bebida alcólica na rua).

Quando foi que você marcou de entregar algo para seu cliente e cumpriu com data e horário? A contabilidade que seu cliente contratou com você está sendo executada mensalmente sem atraso? Quando foi que você enviou algum gráfico para seu cliente explicando como anda a empresa dele e o que ele pode ganhar com os seus serviços?

As perguntas acima são muitas, mas vamos começar do começo e voltar no início do nosso texto… sua empresa está com todos os arquivos organizados sem caixas nem papel de clientes sendo armazenados com você? Suas instalações proporcionam credibilidade e confiança aos seus clientes internos e externos? Qual a imagem que você, sua empresa e sua equipe estão passando entre vocês e para os clientes?

Comece a arrumar “dentro de casa”, olhando para seus funcionários e clientes. Melhore sua infraestrutura para que você consiga ter maior DISPONIBILIDADE para seu cliente, atendendo com ATENÇÃO, TÉCNICA e CUMPRINDO OS PRAZOS de entrega. Use a planilha de KPI’s relevantes para analisar os indicadores do seu escritório e seja assertivo em onde começar a “arrumar a casa.

Sempre reforço o quanto é importante para um projeto de qualidade, poder contar com um software de gestão de processos e qualidade, de forma que possa atender seus clientes de forma rápida, segura e com qualidade, mantendo sempre o histórico dentro de sua empresa, e não somente na cabeça dos colaboradores.

Reflita e mude! Passe a ser mais profissional em relação aos seus cliente, tanto interno (colaboradores) quanto externo (Fornecedores e clientes), e saiba o quanto é importante: Cumprir o que prometeu! Prometer o que pode cumprir! Atender com o padrão de qualidade definido por você, gestor de sua equipe!

O líder da mudança que você deseja é VOCÊ!

Ao final não se esqueça: Comemore suas conquistas !

Em Dubai ao final do dia, às sextas e sábados em Jumeirah beach, eles encerram a noite com uma queima de fogos.

Quando foi a última vez que você comemorou suas conquistas com sua equipe?

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