Contabilidade Digital: o que você precisa saber

Não é segredo e nem novidade para ninguém que vivemos a era da tecnologia. Para acompanhar as mudanças e liderar tendências, a contabilidade digital precisa ser realidade no seu escritório.

E se você acha que, pra isso, basta começar a atender os clientes via internet e criar um canal de comunicação via WhatsApp, é bom começar a rever os seus conceitos.

Pense por alguns segundos em como as novas tecnologias tem influenciado diretamente o segmento contábil. Os processos têm mudado de maneira rápida e constante, certo?

Mas afinal, o que é contabilidade digital?

Contabilidade digital, online, virtual, 2.0… as nomenclaturas para definir esse novo estilo de trabalho são muitas. E, por vezes, você deve até ficar um pouco perdido sobre o seu significado. É normal!

O que você precisa saber é que a contabilidade digital utiliza a internet como um canal para a realização de tarefas contábeis.

tabela-contabilidade-digital

A contabilidade é uma das áreas em que a substituição de homens por máquinas ainda se revela impossível e, por isso, é preciso ter a tecnologia como aliada.  

Se você se posicionar como um contador consultor, irá permanecer como uma peça insubstituível.

Então, fica o questionamento: o que você tem agregado de ÚNICO para os seus clientes? Enquanto tiver essa resposta, o seu futuro está garantido.

As vantagens da contabilidade digital

Agora que você já viu que a contabilidade digital pode otimizar e trazer mais qualidade para o seu trabalho, chegou a hora de saber como isso acontece na prática e conhecer os seus principais benefícios.

#1 Mais produtividade e eficiência

Utilizando a internet de maneira estratégica, é possível fazer mais em menos tempo e com um custo menor.

Pra ter certeza disso, basta pensar em coisas do seu dia a dia: há quanto tempo você só emite notas eletrônicas? Ou não imprime declarações?

Cada vez mais, essas demandas estão sendo realizadas via online, seja pelo computador ou pelo celular.

#2 Alto nível em atendimento

Todo mundo está online o tempo todo. Isso significa que estar disponível e ter agilidade no atendimento dos clientes é essencial para garantir uma alta satisfação.

Hoje em dia o cliente não está mais disposto a esperar tanto tempo para obter uma informação ou mesmo receber um trabalho finalizado.

Nesse sentido, é importante implementar um canal eficiente de atendimento. Uma opção é o WhatsApp Business.

Além disso, ferramentas de chat dentro do site podem ser ótimas alternativas para abertura e solução de tickets.  

Que tal perguntar aos seus clientes por qual canal eles gostariam de se comunicar e de serem atendidos? Também é importante alinhar prazos de retorno.

#3 Mais valor agregado

Quanto mais qualidade você conseguir agregar aos seus serviços com o uso da internet, maior será a percepção de valor por parte dos clientes.

O uso de softwares de gestão de tarefas contábeis, por exemplo, pode fazer com que você visualize o negócio de cada um de maneira global, ajudando com valiosos insights estratégicos.

#4 Possibilidade de maior oferta de serviços

Implementando a contabilidade digital no seu escritório, será possível aumentar a gama de serviços prestados?

Faça um mapeamento da concorrência e veja quais são os seus principais ramos de atuação. Quem sabe você não encontra uma boa possibilidade de expansão?

Com maior controle interno, é possível ir além do básico para explorar outros nichos. Por exemplo: qual segmento está em alta em na sua cidade ou região? Que tal criar um serviço focado nele? O Instagram é uma ferramenta que pode te ajudar muito a divulgar o seu trabalho.

#5 Organização e gestão do tempo: 

Com documentos armazenados em nuvem e informações organizadas em arquivos digitais, fica muito mais fácil dar conta de um maior número de demandas.

Crie um padrão para encontrar tudo o que precisa de maneira fácil.

Além disso, plataformas como o G-Click podem te ajudar a ter total controle das tarefas contábeis, acompanhando prazos, responsáveis finais e status de execução.

O importante é usar a tecnologia para te ajudar no gerenciamento de tempo.

Como se tornar um contador digital?

Vamos te apresentar agora um passo a passo resumido do que você precisa fazer para deixar a contabilidade digital entrar de vez no seu escritório.

#1 Atenção e atualização

O contador precisa estar o tempo todo preparado para as mudanças. Não há previsão de término para as alterações nas leis e a responsabilidade por acompanhar isso será sempre do escritório contábil. O cliente jamais irá aceitar um erro nesse sentido.

É o caso da nota fiscal eletrônica. Quem iniciou seu escritório nos anos 90 sequer imaginava que precisaria lidar com algo desse tipo na sua rotina profissional.

A tributação também está em constante mudança e podem vir ainda mais alterações em um futuro breve.

Por isso, atenção e atualização são fundamentais para o sucesso de um escritório contábil em períodos de um mundo digital.

#2 Presença nas mídias sociais e na internet

A contabilidade digital também deve ser aplicada ao marketing do seu escritório. Isso significa que é na internet que você vai encontrar algumas das melhores maneiras de se conectar aos futuros clientes.

Busque ferramentas que podem facilitar esse diálogo. Um site próprio, um blog, redes sociais e e-mail marketing são um excelente início para mostrar o profissionalismo, a credibilidade e a autoridade do escritório!

#3 Analise as tecnologias

Atualmente existem muitas ferramentas que podem aproximar você da contabilidade digital. Antes de escolher quais vai usar, é preciso entender o contexto do negócio para  identificar quais se aplicam à sua realidade.

Para isso, responda às duas perguntas:

  • Quais são as principais necessidades do negócio?
  • Qual é a melhor ferramenta para isso?

Então, como me adaptar à contabilidade digital?

No final das contas, o grande desafio dentro da contabilidade digital está em se preparar para acompanhar os processos e realizar os trabalhos de maneira veloz e eficiente.

Para manter o nível do mercado e o padrão de excelência junto aos seus clientes é fundamental adquirir um software especializado nas rotinas de um contador.

É através dessa ferramenta que você irá conseguir gerenciar as demandas sem se perder no meio de tanta informação.

Um sistema contábil online ajuda ainda com a centralização de informações do seu escritório, inclusive compartilhando tarefas e exigências para a sua equipe de profissionais.

Sem dúvidas trata-se de uma ferramenta essencial em tempos de contabilidade digital, concorda?

Então, é só começar a usar!

Gostou do artigo?

Share on facebook
Compartilhe no Facebook
Share on linkedin
Compartilhe no Linkedin

Deixe um comentário!