CRM para contabilidade: o que é e quais os benefícios para as empresas?

Fazer uso de um CRM para contabilidade é uma forma de garantir agilidade, assertividade e produtividade maior em todos os processos que as empresas de contabilidade necessitam.

Afinal, organização é sem nenhuma dúvida um dos princípios que os contadores têm. É elemento essencial para lidar com as demandas diárias e todos os detalhes que o trabalho envolve.

O fator analítico, sempre importante para manter a saúde financeira dos clientes em dia, desperta para uma necessidade nova: como conseguir mais clientes e fidelizá-los?

Vender mais e melhor é algo que toda a empresa busca e, quando falamos do setor de contabilidade, essa segue sendo uma verdade. É por isso que a tecnologia é um fator tão importante.

Neste artigo, abordaremos o impacto que ela traz para o setor, especialmente através do uso de um CRM para contabilidade. Quais os benefícios? Por que a tecnologia não pode mais ser ignorada?

Vamos conferir a partir de agora.

Boa leitura!

O que é CRM para contabilidade?

Antes de qualquer coisa, é necessário entender o que é CRM e qual sua importância.

Traduzindo de maneira livre da língua inglesa, Customer Relationship Management significa: gestão do relacionamento com o cliente.

E relacionar-se com consumidores é algo comum a qualquer negócio. Faz parte da natureza humana.

Raras são as empresas que não precisam manter um relacionamento de perto e duradouro com seus clientes. E esse definitivamente não é o caso dos contadores. Relacionar-se bem é sem quaisquer dúvidas, um dos segredos para o sucesso.

A fidelização é importante para tornar os clientes verdadeiros evangelizadores da marca. E, se isso acontecer, haverá um cenário bem promissor diante dos olhos – algo que qualquer gestor busca.

Afinal, clientes satisfeitos indicam sua empresa para outros. E, se isso acontecer, você reduz não só o CAC (Custo de Aquisição de Clientes), como também o ciclo de vendas.

Esse é o foco de um CRM para contabilidade: promover ações, análise, estratégias, gestão e políticas. Esses elementos explicam o que de fato é o CRM e como ele impacta clientes e faz aumentar as vendas.

4 benefícios de um CRM para contabilidade

A tecnologia impacta a sociedade de formas que, muitas vezes, não conseguimos acompanhar. Literalmente da noite para o dia, aquilo que tínhamos por convicção e boas práticas pode ficar defasado.

Depois, para correr atrás, recuperar o tempo e os clientes perdidos é uma missão bastante trabalhosa. Portanto, antecipar-se é – e sempre será – a saída. Buscar maneiras de gerar valor e ter foco no cliente são fundamentais.

Isto posto, separamos 4 vantagens do uso de CRM para contabilidade. Confira:

#1 Maior organização e produtividade no dia a dia

Deixe de lado a planilha ou agenda para anotar seus compromissos ou qualquer tarefa importante no seu dia a dia.

Até porque, primeiro de tudo: é muito fácil perder-se no meio de tantas anotações ou planilhas e mais planilhas. Segundo: quanto tempo você gastará procurando um cadastro, um telefone sequer?

Por mais que você seja organizados em suas planilhas, ela não ajudará você a ter um atendimento ao cliente realmente ágil, organizado e que dê aquilo que as pessoas precisam para confiar em você de imediato.

Também, como conseguir lidar com um grande volume de informações e com a exigência praticamente em tempo real que os seus clientes têm?

Através de um CRM para contabilidade, aquele cliente que contatar você será, de forma automática, cadastrado como contato e uma oportunidade será aberta em seu pipeline.

E aí, o que temos? Organização e produtividade em alta!

Afinal, você irá focar apenas naquelas ações que realmente importam e que fazem uma entrega personalizada aos prospects. Esse é um diferencial competitivo que a sua empresa precisa.

#2 Processos redondos e focados no cliente

Gerar valor para quem chega até você, etapa por etapa dentro da jornada de compra, depende de processos assertivos, redondos e voltados para o sucesso do cliente.

Saber como encantar o cliente é ter a total consciência de que essa missão inicia já no primeiro contato que ele tem com a sua empresa, não importa onde e nem como isso ocorra.

A transformação digital permite que isso ocorra no timming e na forma necessários.

Mas, mais do que isso: você consegue enxergar e analisar as métricas de vendas fundamentais para o negócio. E, mensurar a taxa de conversão etapa por etapa e identificar onde seu processo de vendas falha hoje fica mais fácil.

O processo, claro, nunca estará pronto. Afinal, os clientes mudam suas exigências e as formas de relacionar-se com as marcas. Mas, com um sistema de vendas completo, você tem os insights para fazer as correções necessárias constantemente.

#3 Conhecer bem o seu cliente

Conhecer de cor exatamente aquilo que os seus clientes precisam é certamente um caminho bem pavimentado para mantê-lo fiel à você. E, quando falamos de empresas de contabilidade, é comum as mesmas necessidades aparecerem ano após ano.

Você, por exemplo, precisa saber que determinado cliente realiza, anualmente, a sua declaração de Imposto de Renda e que, possivelmente, irá procurar você novamente.

Ou lembrar que outro cliente tem problemas contábeis no final de cada ano na sua empresa e que precisará recorrer outra vez aos seus serviços.

Com um CRM para contabilidade, você tem todo o registro dos serviços prestados para todo e qualquer cliente. E aí, ao invés de esperar que ele venha até você pedindo pelo seu serviço (pode ser que ele não venha neste ano, certo?), você se antecipa e já oferece uma condição imperdível para ele – que tal?

Você terá a resposta antes mesmo de a pergunta vir. E isso, sem sombra de dúvidas, é uma boa prática que você precisa implementar para entender como fidelizar clientes à sua empresa.

Sendo assim, registre sempre tudo o que for relevante. Preferência, período do serviço, característica do cliente, entre outros. Mantenha, neste hiato, um relacionamento ativo com ele enquanto não estiver, de fato, prestando esse serviço.

Envie emails com conteúdos legais – uma newsletter já basta. Use a integração do CRM para contabilidade com sua plataforma de automação de marketing digital para isso.

Afinal, você não está pretendendo falar com ele só para pedir dinheiro, certo?

4# Tornar o seu cliente fiel e embaixador da marca

As ações citadas anteriormente são feitas unicamente para entregar o valor que o cliente precisa. Todas são pensadas dentro da estratégia do customer first

E, se você conseguir cumprir bem essa missão, no tempo e na forma que ele precisa, então você tem um cenário bastante promissor com esse e com tantos outros clientes.

Um consumidor satisfeito pode ser lucrativo. Isso porque, ele certamente falará bem de você para outras pessoas que têm o problema que ele tinha até ser atendido pela sua marca.

Quando isso acontece, seu processo de captação de clientes novos fica muito mais fácil. 

Por isso, disciplina, organização e um sistema de CRM completo são essenciais para a sua empresa fidelizar quem é cliente hoje e, claro: vender mais e melhor.

Obrigado por ler até aqui.

*Este guest post foi escrito pelo CRM PipeRun

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