Dubai e o futuro do seu escritório contábil: lições valiosas!

Quantas vezes paramos para pensar no quanto investimos no futuro de nossa empresa? Será que olhamos mais para o passado, presente ou fututo?

Existem empresários que vivem do passado, e estes são os que estão sendo engolidos pelas mudanças do mercado, do impacto da globalização e principalmente da revolução tecnológica.

No mercado em assessoria contábil não é diferente. Quantos empresários neste ramo você conhece que:

– Precifica pela cara do cliente
– Não possui processos definidos
– Está sempre pensando: “O cliente não dá valor ao contador!”
– Fala: “Cadê nossa tabela de preços?”
– O escritório é desorganizado e cheio de papel
– O gestor está fazendo DCTF,DIRF, SPEd, etc….
– O gestor acha que os colaboradores precisam resolver
– Não agem com liderança e firmeza!

Pois é, na minha opinião estes estão vivendo do PASSADO, onde tudo era mais devagar, o PIS vencia com 120 dias e o  SPED era mais parecido com a palavra em inglês speed ! Este grupo de empresários precisa rapidamente se dar conta de que se continuarem a seguir esta linha de raciocínio, tudo irá piorar, não só pelo principal influenciador de mudanças que é a tecnologia, mas principalmente pelo fato de que temos novos empreendedores com uma nova forma de raciocinar e com maior agilidade na adaptação de mudanças e no desenvolvimento dos negócios. Ficar reclamando e terceirizando a culpa, não irá melhorar os negócios. É tempo de MUDAR!

Os empresários que estão vivendo o PRESENTE, são pessoas que estão percebendo a força do impacto tecnológico, bem como a rapidez com que novos empresários desenvolvem seus negócios em um tempo mais rápido e com um menor custo para o cliente.  Percebo que alguns ajustes, com o tempo, serão necessários, tendo em vista que todos os momentos de ruptura e mudança geram uma curva de aprendizado. Feliz aquele empresário que está sempre antenado e ajustando seus negócios! Este é o grande desafio de hoje! Não vence o melhor serviço, mas o bom serviço e quem melhor e mais rápido percebe a necessidade de cada cliente.

Em minha última viagem a Dubai, pude refletir o quanto é necessário, e muitas vezes desafiador, pensarmos a longo prazo, acreditarmos no nosso projeto, e além de tudo, CONSEGUIR REALIZAR O QUE FOI PROJETADO! Temos que realizar agora pensando no FUTURO do nosso negócio.

DUBAI é uma cidade que foi construída de um deserto, após a descoberta de Petróleo em 1966, e de um idealizador bastante criativo e inovador. Tudo foi construído para ser grande, referência em tecnologia e inovação. Dubai possui o maior prédio do mundo, o hotel mais luxuoso do mundo, o maior shopping do mundo e outras coisas mais. O que quero ressaltar aqui é capacidade de visão do futuro que o Sheik Mohammed bin Rashid Maktoum teve. Como criar de um deserto uma cidade próspera e inovadora, e que atualmente ganha muito mais dinheiro com turismo e negócios imobiliários do que com o petróleo (corresponde aproximadamente somente 4%)?


Tudo em DUBAI foi construído nos últimos 30 anos para durarem os próximos 100 anos! A qualidade das construções, o cuidado nos detalhes, o pensamento de fazer uma única vez para não ter que gastar mais refazendo, é fantástico, e nos remete a quanto nós contadores, muitas vezes por economia, investimos pouco em infraestrutura, processos e logística para ficarmos gastando um monte em retrabalho, e em contratações ruins, e o pior, sem perceber este custo. Em Dubai o investimento é alto, mas a consistência do que é feito é fantástica.

A união da capacidade de renovação, idealização e realização é a grande chave para a construção de uma grande empresa, seja ela de contabilidade ou de qualquer outro segmento. No nosso caso, percebo o quanto é importante agirmos hoje para termos um futuro melhor. Alguns podem pensar: “ Com dinheiro do petróleo é fácil, qualquer um faz! “mas para mim isso é desculpa de quem não consegue perceber que ter dinheiro é sempre bom, mas ter visão é fundamental!

O Sheik em DUBAi poderia ter feito outros tipos de investimentos mais fáceis, rápidos e simples de serem realizados, mas será que o que o movia era só o dinheiro ou existia algo mais?

Acredito que o propósito é a chave de tudo em nossa vida e em nossos negócios. Quando temos propósito, o dinheiro é consequência, pois o propósito, a determinação e o suor do trabalho é claro, nos levarão a ideias criativas e inovadoras para conseguirmos o dinheiro que precisamos.

O importante é agirmos agora pensando no longo prazo. Já parou para pensar de quantos projetos você declinou porque “tinha que entregar a DIRF”, ou “ Tenho que fazer IRPF”? Estas obrigações ainda irão existir no próximo ano, e se você não mudar agora, o que você irá fazer ano que vem? Vai investir em tecnologia e em processos, ou vai continuar dizendo: “agora estou super ocupado com o ECD e com a ECF”?

Torne-se um profissional do futuro! Ação agora para um futuro melhor dos seus negócios! Defina novos processos, se adapte com ferramentas de ponta, eleve o patamar do seu negócio e mude seu futuro!

E você como está agindo?

Gostou do artigo?

Share on facebook
Compartilhe no Facebook
Share on linkedin
Compartilhe no Linkedin

Deixe um comentário!