Empreendedorismo contábil: como acompanhar a velocidade do mundo

Acompanhar a velocidade de um mundo complexo e que muda a todo instante é o principal desafio quando o assunto é o empreendedorismo contábil.

Se algumas décadas atrás ser um bom contador era suficiente para garantir o sucesso de um escritório, hoje a história é um pouco diferente. O modelo de negócios mudou e, agora, uma boa gestão é essencial.

Tão (ou mais) importante que entender dos processos contábeis é ter capacidade de liderança e de adaptação frente aos cenários.

Para você ter uma ideia da rapidez com que as marcas surgem e desaparecem, separamos esses dados de uma pesquisa do Business Insider:

  • apenas 11% das 500 maiores empresas do mundo no Fortune 1995 ainda estão na lista;
  • o tempo médio de vida de uma grande empresa caiu de 67 anos em 1920 para 15 anos em 2016;
  • a previsão para o tempo médio de vida de uma grande empresa é de menos de 10 anos em 2020.

É assustador, não é?

Para você não entrar nessa estatísticas e ter um escritório de contabilidade que dure por décadas, separamos algumas dicas!

Mas como aprender a ser um empreendedor contábil?

As faculdades e maioria dos cursos de contabilidade focam a sua grade de conteúdo em temáticas técnicas, desenvolvendo o que chamamos de hard skills, ou seja, as habilidades técnicas da função.

Por outro lado, o desenvolvimento de soft skills, que são as habilidades e as características de personalidade necessárias a qualquer gestor, ficam um pouco de lado.

É por isso que buscar proativamente conhecimento externo sobre o empreendedorismo contábil é tão importante. Você pode aprender mais sobre o tema de diversas formas:

  • Escute podcasts de gestão e empreendedorismo enquanto está no trânsito;
  • Separe alguns minutos da manhã ou da noite para ler livros que possam agregar conhecimento teórico útil ao seu negócio. Algumas indicações são: Poder do Hábito, Empresas feitas para vencer e Rápido e Devagar;
  • Tenha referências no mundo do empreendedorismo contábil e acompanhe o trabalho dessas pessoas. O que elas estão fazendo? Como desenvolveram os seus negócios?
  • Esteja sempre aberto e atento para buscar ideias em outros mercados e  adaptá-las para a realidade da contabilidade;
  • Faça cursos e treinamentos sobre Liderança, Gestão, Autoconhecimento e tenha metas de desenvolvimento. Por exemplo, se você sabe que precisa melhorar a sua comunicação, trace um plano para desenvolvê-la com mensuráveis claras de sucesso.

Que tal fazer um Plano de Desenvolvimento como esse para você?

As principais tendências do setor contábil

Além do autodesenvolvimento, quem quer ter sucesso como empreendedor contábil também precisa estar sempre de olho nas tendências do mercado.

Afinal, de nada adianta focar em desenvolver aspectos que não são valorizados ou exigidos.

Confira algumas tendências que devem estar no seu radar:

 

  • Clientes exigentes e com mais conhecimento

 

Se antes as informações técnicas ficavam concentradas somente nas mãos de quem tinha formação no assunto, com a internet, qualquer conteúdo está a disposição de qualquer pessoa.

Isso significa que os seus potenciais clientes podem pesquisar sobre os seus serviços, o que falam do escritório, compará-lo com a concorrência e ainda pesquisar sobre questões contábeis, caso queiram questionar algo.

Para se destacar no meio de tantas opções, é preciso entregar serviço com alto valor agregado. Quais são os diferenciais do seu escritório de contabilidade? É nisso que você deve apostar para captar mais clientes e deixá-los satisfeitos!  

 

  • Comunicação online e em tempo real

 

As redes sociais são ótimas ferramentas para divulgar o seu escritório. É preciso trabalhar com estratégias de marketing digital e relacionamento com o cliente.

Comece pelo básico: presença ativa, um site bem desenvolvido e, se puder, um blog. A aproximação online com o seu público vai ajudar na captação de novas contas.

Além disso, para os atuais clientes, vale pensar em um chat de atendimento online, via WhatsApp ou site para tirar dúvidas ou resolver problemas pontuais.

Mapear as principais questões pode ser uma alternativa para criar um FAQ de Dúvidas Frequentes no site, diminuindo o trabalho  de atendimento.

 

  • Tecnologia como aliada

 

O uso da tecnologia tem separado escritórios de contabilidade de sucesso daqueles que não conseguem crescer.

A princípio, investir em sistemas e ferramentas pode até parecer custoso demais, mas é essencial para conseguir ganhar escala, economizar tempo e organizar os processos.

Neste sentido, é importante que você saiba o que precisa levar em conta na hora de escolher um software para o seu escritório de contabilidade.

Quer começar a conhecer as possibilidades?

É só agendar uma demonstração do G-Click!

Gostou do artigo?

Share on facebook
Compartilhe no Facebook
Share on linkedin
Compartilhe no Linkedin

Deixe um comentário!