Qual é a hora certa para mudar a forma de trabalhar? Essa é uma dúvida comum a muitos empreendedores contábeis. E realmente não é tão simples definir o momento ideal para uma mudança desse tipo.

Um dos ditados mais famosos do Brasil é “em time que está ganhando não se mexe”. É com base nesse pensamento que muitos contadores evitam alterações muito drásticas em seus escritórios. Essa ideia, porém, está longe de ser correta.

O problema é que com medo de modificar algum processo acabam insistindo em uma metodologia ultrapassada – e acabam sendo batidos pela concorrência. Revisar o modo de trabalhar é importante para evitar situações desse tipo.

Separamos algumas situações comuns para escritórios contábeis que precisam urgentemente passar por uma mudança na forma de trabalhar. Se a sua empresa tiver alguma dessas características, é bom cogitar uma revisão geral do negócio.

 

  1. Centralização total das atividades no dono

É bastante comum encontrar escritórios de contabilidade em que todos os processos estejam nas mãos dos donos. Embora seja aceitável no começo do negócio (até para garantir que tudo esteja feito corretamente), no longo prazo trata-se de algo completamente inviável.

Você irá perceber isso com o seu gerenciamento do tempo. É inviável manter o seu negócio totalmente focado em você. Além de não ser recomendável, esse é um modelo de gestão bastante arcaico – e você irá perceber que manter colaboradores mais jovens motivados dessa maneira é bem difícil.

 

  1. Excesso de atrasos

Os atrasos com os prazos da sua empresa contábil estão entre os piores problemas que você pode enfrentar. A questão não é apenas financeira (já que você precisará arcar com as multas), mas também coloca em cheque a qualidade perante o cliente.

Pior do que isso é saber que boa parte dos atrasos poderia ser evitada se você trabalhasse com métodos mais assertivos. A desorganização é uma das principais responsáveis pelo não cumprimento dos prazos.

Se você vem sofrendo com certa regularidade os efeitos dos atrasos em relação aos prazos, esse é certamente um indicador de que está na hora de mudar a forma de trabalhar.

 

  1. Equipe muito confusa

Processos e funções bem definidas são essenciais para que o trabalho em equipe funcione. Erros acontecem, mas são minimizados de maneira considerável se os colaboradores são treinados e competentes.

Se o seu time se atrapalha muito nas tarefas de rotina é outro sinal de alerta para que você avalie a forma de trabalhar na sua empresa contábil. Evite ao máximo esse tipo de situação. Um sistema contábil online pode ser uma solução eficiente para redução de erros e aumento na eficácia da equipe.

 

  1. Controles e análises manuais

A maioria dos contadores brasileiros possuem quarenta anos ou mais. Essa é uma característica própria do setor e, com isso, alguns métodos de muitos anos atrás continuam sendo usados até hoje.

A experiência é sempre um fator positivo dentro de qualquer negócio, mas não pode ser confundida com um modelo perfeito e imutável. O contador deve estar sempre atento à tecnologia e utilizá-la a seu favor. O uso da tecnologia traz agilidade, tempo e eficiência dentro dos seus processos.

Se os seus controles e indicadores dentro do escritório de contabilidade ainda são manuais, reveja imediatamente a forma de trabalhar. O mercado já disponibiliza softwares para escritório de contabilidade online muito eficazes. Estes sistemas permitirão o trabalho facilitado por parte do contador e dos seus funcionários.

Os modelos são perfeitos para a categoria dos contadores e pensados detalhadamente no ofício. A ferramenta permite o controle por cliente, por tarefa, acompanhamento de prazos e muitas características essenciais.

Uma empresa atualizada precisa de um software para manter o padrão de qualidade junto aos seus clientes.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.