Instagram para escritórios de contabilidade: como usar?

Você tem dúvidas de como transformar o Instagram em um canal de divulgação do seu escritório de contabilidade? Não sabe qual tipo de conteúdo deve publicar para agradar o público? Sempre questiona se é mesmo possível captar novos clientes por lá? 

Se respondeu sim para alguma dessas perguntas, esse artigo é para você 🙂

De maneira objetiva e prática vamos separar algumas dicas para que o Instagram seja uma ferramenta importante para tornar o seu negócio mais conhecido! 

A primeira coisa que você precisa saber é que o potencial dessa rede social, principalmente quando falamos em aproximar usuários e marcas, é gigante. 

Nos últimos anos, os dados de crescimento são impressionantes: 

  • No mundo, mais de 1 bilhão de pessoas publicam fotos e vídeos no Instagram todos os meses;
  • No Brasil, em outubro de 2018, 64 milhões de pessoas eram usuários;
  • Somos o país que mais acessa redes sociais na América Latina, segundo pesquisa da agência eMarketer.

Bora descobrir como aproveitar tudo isso para fazer o escritório de contabilidade crescer e faturar mais?

Instagram e o Código de Ética dos Contadores

Uma dúvida muito comum entre os profissionais da contabilidade é o que pode e o que não pode ser feito, para que o Código de Ética Profissional do Contabilista seja seguido. 

Muitos até acham que a divulgação dos serviços contábeis é proibida. Mas isso é um mito! 

O documento estabelece apenas que não é permitido anunciar, em qualquer modalidade ou veículo de comunicação, conteúdo que resulte na diminuição do colega, da Organização Contábil ou da classe, sendo sempre admitida a indicação de títulos, especializações, serviços oferecidos, trabalhos realizados e relação de clientes.

Sendo assim, seja no Instagram ou em qualquer outro canal de divulgação, EVITE:

  • Fazer comparações com outros serviços, escritórios e profissionais;
  • Fazer promoções, promover descontos ou algum outro tipo de oferta;
  • Fazer anúncios enganosos ou que podem gerar múltiplas interpretações;
  • Fazer críticas de trabalhos de colegas, da Organização Contábil ou da classe.

Ou seja: tem muita possibilidade de conteúdo bacana que pode ser postado no Instagram de um escritório de contabilidade! 

Instagram para escritórios de contabilidade: por onde começar?

Agora que você já viu o que precisa evitar, é hora de ter acesso a um passo a passo prático de como começar a transformar o Instagram em um canal que:

  • Fortaleça a marca do escritório no mercado;
  • Melhore o relacionamento com os clientes atuais;
  • Faça escritório ser a primeira opção na mente dos consumidores.

#1 Crie um perfil comercial

Se ainda não criou um perfil no Instagram já faça uma conta para empresas. Agora, se o escritório ainda usa um perfil pessoal, mude imediatamente para  o perfil comercial. 

Isso é um detalhe que faz muita diferença na hora de analisar os resultados das publicações. 

As contas comerciais trazem informações extras valiosas para os negócios, como: faixa etária, gênero ,localização do público, o horário em que mais acessam e as postagens que resultaram os maiores números de interações (curtidas e comentários, que no Instragram são sinônimo de sucesso).  

#2 Faça uma biografia atrativa

A biografia é a primeira coisa que quem acessa o seu perfil irá visualizar. Por isso, é muito importante resumir o trabalho prestado pelo escritório de maneira atrativa e em poucas linhas. 

Dá só uma olhada em como nos apresentamos no G-Click:

Abuse dos emojis para chamar mais atenção e não esqueça de colocar o link do seu site para quem deseja saber  mais. 

Se você ainda não tem um, uma excelente alternativa é criar uma chamada que direcione o público para o número do WhatsApp de quem é responsável pela parte comercial ou de atendimento. 

Essa é uma opção gratuita que você pode começar a usar agora, clicando aqui

Basta preencher com o número do celular e a mensagem a ser enviada, como por exemplo: “Gostaria de saber mais sobre os serviços do *nome do escritório*!”. 

#3 Não saia postando qualquer coisa! 

A verdade é que postar só por postar não adianta nada… Antes de começar, pergunte-se qual tipo de conteúdo o seu público gostaria de acessar. 

Na hora de fazer esse planejamento, busque por referências no mercado e converse com atuais clientes. Pergunte qual tipo de conteúdo seria útil e faria com que eles acompanhassem o perfil do Instagram do escritório de contabilidade que os atende. 

Comece por aí, teste as sugestões e veja quais resultam em um bom engajamento, ou seja, tem um número mais alto de curtidas e comentários. 

#4 Veja se faz sentido contratar especialistas 

Dependendo do nível de maturidade do seu escritório contábil, vale à pena considerar a possibilidade de terceirizar a gestão do Instagram. Caso seja uma opção viável, o mas importante é pensar no Retorno Sobre Investimento (ROI).

Por exemplo, se investe o valor de R$ 1500/mês para atualização do Instagram, o ideal é que uma receita acima disso esteja sendo trazida para o escritório por esse canal. 

Para conseguir mensurar o impacto, não esqueça de perguntar por onde o novo cliente te conheceu e também, se ele te segue no Instagram. Isso porque os conteúdos postados podem ter sido fundamentais para a sua tomada de decisão. 

Estatísticas* mostram que 48% dos usuários do Instagram dizem já ter comprado algum produto ou contratado algum serviço que conheceram pela rede social. Além disso, 47% afirmaram que compraram algo que foi indicado por alguém no Instagram.

Viu só como a interação entre pessoas e marcas pode trazer resultados de venda? 

Agora que você já sabe como começar a usar o Instagram, que tal divulgar o seu perfil? Deixe o seu @ nos comentários para te seguirmos e acompanhar o conteúdo do seu escritório 😉

*Dados da pesquisa sobre Instagram no Brasil em 2019, realizada pelo Opinion Box durante o mês de Junho. Foram coletadas 2035 entrevistas com internautas de todo o Brasil.

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