[#Junho] Por dentro do mercado contábil

A partir de agora, vamos disponibilizar um boletim mensal reunindo os acontecimentos e notícias mais importantes do mercado contábil e econômico.

Além disso, por aqui você também vai encontrar os prazos que precisa ficar de olho e as tendências que podem representar ótimas oportunidades para o seu escritório.

Vamos começar com o que mudou?

AS ÚLTIMAS DO CENÁRIO CONTÁBIL

Novo Código de Ética Profissional do Contador

Já está em vigor a atualização do Código de Ética Profissional do Contador. O conjunto de normas, que faz parte da Norma Brasileira de Contabilidade Profissional Geral (NBC PG) 01, foi aprovado pelo Plenário do Conselho Federal de Contabilidade (CFC).

O Código foi atualizado para se adequar à realidade da profissão, que vem passando por constantes evoluções, principalmente com o uso da tecnologia.

Clique aqui e saiba o que mudou

Fim da anuidade compulsória do Conselho de Contabilidade

O governo federal deve acabar com a compulsoriedade do pagamento das anuidades para os conselhos de fiscalização profissional, tal como aconteceu com os sindicatos.

A ideia é desobrigar os profissionais do pagamento de tributos caso o órgão constituído não cumpra com a sua obrigação constitucional, fazendo uso da entidade para favorecer determinados grupos ou pessoas.

Câmara aprova MP que busca coibir fraudes no INSS

Você viu que o Plenário da Câmara dos Deputados aprovou uma Medida Provisória que cria um programa de revisão de benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)?

Ela exige cadastro do trabalhador rural, restringe o pagamento de auxílio-reclusão apenas aos casos de pena em regime fechado e  proíbe a presença de pessoas que não sejam médicas durante o ato de perícia do segurado.

O objetivo é continuar o pente fino realizado em anos anteriores em auxílios-doença e aposentadorias por invalidez.

Correção da tabela do Imposto de Renda pode estimular economia

A discussão sobre a importância da correção da tabela do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) está rolando em Brasília.

O tema tem sido discutido com frequência na Câmara, com o objetivo de motivar o consumo das famílias e assim estimular a economia.

Segundo o secretário Especial da Receita Federal, Marcos Cintra, em todo o mundo o imposto vem sendo reduzido. Nos Estados Unidos, por exemplo, a alíquota foi reduzida para 21%.

Quer conhecer as propostas na íntegra?

PL-6940/2013

PL-3129/2019

A partir de julho, serviços do INSS serão acessados só pela internet

Até julho, todos os serviços relacionados à Previdência Social serão acessados apenas por canais digitais e eletrônicos e pelo número de atendimento telefônico 135.

O segurado só precisará ir à agência em caso de exigência específica, como na complementação de documentação ou para fazer perícia para auxílio-doença, com agendamento feito pela internet.

Ao todo, 90 serviços serão digitalizados. Entre eles, a solicitação de aposentadoria por tempo de contribuição, recebimento de salário-maternidade, obtenção de extrato de pagamento de benefício e geração de guia da Previdência.

AS ÚLTIMAS DO MERCADO

Taxa de desemprego atinge 12,5% no trimestre encerrado em abril

A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad-C) apontou uma taxa de desemprego de 12,5% no trimestre encerrado em abril deste ano.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população desocupada ficou em 13,2 milhões, 4,4% a mais do que no trimestre encerrado em janeiro (mais 552 mil pessoas), mas estatisticamente estável ante o trimestre encerrado em abril de 2018 (13,4 milhões de pessoas).

Banco Central mantém Selic em 6,50%

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) por unanimidade manter a taxa básica de juros (Selic) em 6,5% ao ano, pela nona reunião consecutiva do colegiado.

Inadimplência de micro e pequenas empresas no Brasil bate recorde histórico

O número de micro e pequenas empresas inadimplentes no Brasil chegou a 5,3 milhões em março, maior nível desde o início da série histórica iniciada em 2016 pela empresa de análise de informações de crédito Serasa Experian.

De acordo com o levantamento, o setor de serviços foi o que viu mais empresas se tornando inadimplentes em março, com um alta de 11,6% em relação ao mesmo mês do ano anterior. A indústria e o comércio vieram na sequência, com aumentos de 3,2% e 2,8%, respectivamente.

E aí, a inadimplência tem afetado o seu escritório? O que você tem feito para evitá-la?

Clique aqui e confira o artigo “Como reduzir a inadimplência no seu escritório contábil” que vai te ajudar nessa missão!

PRAZOS

  • A Receita Federal confirmou a prorrogação de envio do fechamento do eSocial para o dia 15. Gostou da mudança?;
  • Empresas podem utilizar a GRF e GRRF até Outubro/2019.

Gostou do artigo?

Share on facebook
Compartilhe no Facebook
Share on linkedin
Compartilhe no Linkedin

Deixe um comentário!