O que você vende? Os ensinamentos de um sorveteiro!

Chegamos ao terceiro e último capítulo nos Emirados Árabes da série 1click por aí! Vamos entender o que está por trás dos nossos serviços prestados?

Passeando em Jumeirah beach, Dubai, comecei a perceber que havia uma aglomeração de pessoas, e como uma boa carioca (adoro burburinho!), parei para observar o que era!

Assista ao vídeo abaixo e descubra o que este homem vende:

E aí, o que ele vende?

Alguns poderão dizer que ele vende sorvete, mas na verdade ele vende muito mais! Ao longo do caminho existiam várias sorveterias com diversos sabores de sorvete, muito mais do que ele tinha para entregar, pois ele só vendia 03 sabores: chocolate, Vanila e o outro não consegui ver (risos)!

Este vídeo demora 1:11 minutos, que é o tempo que ele investe para entregar o sorvete para a pessoa. Fiquei parada assistindo por mais de 15 minutos, e ele entregou um sorvete atrás do outro! A galera toda queria comprar o sorvete dele, mas na verdade o principal é que ninguém estava se importando tanto assim com o sorvete, mas com a forma com que o sorvete era entregue.

O que este sorveteiro vende é alegria, diversão, diferenciação com sorvete. Entende a diferença?

Ele poderia simplesmente fazer como os outros, mas estaria na pior, pois tem sorveterias muito maiores, mais bonitas, com mais opções do que os sabores que ele oferece, mas ele inovou e recriou o seu sorvete, mudando apenas a forma de entregar.

Tudo que fornecemos é entregue no final das contas para uma pessoa! A relação pessoal é extremamente importante em todos os negócios e não seria diferente no escritório de contabilidade.

Muitas vezes ouvimos que “ah, não tenho dinheiro para investir”, ou então “ as coisas estão difíceis”; “perdi muitos clientes e a coisa está complicada”, sem falar na pior que é “ a culpa é do governo, pois só trabalhamos para ele…”, e assim vai o muro das lamentações.

É importante fazer como o sorveteiro turco: INOVAR!

A inovação pode vir na forma como seus serviços contábeis estão sendo entregues, na forma como você passa informações aos seus clientes, bem como no prazo que você entrega. Já teve uma situação em que comprou um móvel e o vendedor te deu um prazo de 20 dias para entregar e em 10 dias você recebeu? Não é uma sensação muito boa? Então, surpreenda o seu cliente! Afinal, o preço e o serviço apenas te colocam no jogo, o relacionamento com o cliente é que te faz ganhar.

Ter dinheiro sempre é bom, mas não é isso que resolve a questão da superação e da inovação. O sorveteiro não tinha dinheiro, mas mesmo assim não ficou impossibilitado de se recriar. Não tive oportunidade de perguntar quantos sorvetes ele vende por dia, mas posso apostar que ele vende o tanto que o braço dele aguenta (risos), pois a demanda dele é enorme, enquanto isto as sorveterias estavam vazias.

O sorveteiro entregava com a mesma brincadeira e alegria para todos, mas quando uma criança era menor, ele respeitava a compreensão dela e brincava de forma mais simples. Quando o cliente era uma criança mais esperta, ele era mais arrojado e entregava com mais malabarismos e requintes.

Quando era uma pessoa mais séria, ele eliminava algumas das brincadeiras e era mais prático. É assim que devemos entregar os nossos serviços aos nossos clientes, respeitando o tamanho, o grau de compreensão e complexidade de cada um. Precisamos de uma padronização de acordo com o nicho ou perfil de cliente, para que cada um receba aquilo que percebe como valor.

Para conhecer melhor seu cliente é necessário ter um sistema web que te forneça todo o perfil de cada cliente, isto lhe permite fazer esta diferenciação, além de ter relatórios que consigam mapear os nichos, tamanhos de empresas e todas as informações necessárias para sua segmentação.

O mercado está aí para todos, e o que vai te diferenciar do seu concorrente é a união do empresário que você quer ser, da qualidade dos seus serviços e do que você quer entregar para cada cliente com a percepção que você tem de cada um.

E você, o que está entregando para seu cliente?

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