Recrutamento e seleção em escritórios contábeis

Recrutamento e seleção é um grande desafio para muitos líderes. Na contabilidade não poderia ser diferente. 

Encontrar e depois alocar as pessoas certas nos lugares certos é o calcanhar de Aquiles de muitos dos clientes que temos por aqui no G-Click. 

Para transformar essa fraqueza em um grande diferencial competitivo, neste artigo você vai encontrar dicas valiosas sobre recrutamento e seleção em escritórios contábeis. 

Se conseguir colocá-las em prática, vai ver a produtividade e o nível de satisfação dos colaboradores aumentando!    

Mas antes, pare uns minutinhos para responder uma pergunta: 

Por que você acredita que seja importante olhar com muita atenção e cuidado para o processo de recrutamento e seleção?

Vamos te ajudar com algumas opções:

  • Para diminuir os custos com treinamento de equipe e capacitação, gerados por uma baixa taxa de retenção de talentos;
  • Para aumentar a produtividade, com alocações assertivas de recursos humanos;
  • Para diminuir os custos – como divulgação, contratação de empresas externas de RH, tempo dos gestores – decorrentes de variados processo de seleção que não obtém sucesso;
  • Para fortalecer a cultura organizacional, admitindo somente pessoas que fazem sentido para o atual contexto do escritório.

Ter esses motivos muito claros e relembrá-los sempre que necessário, é importante para que você não deixe essa tarefa de lado em meio à correria do dia a dia. 

Recrutar a equipe e colocar as pessoas nos cargos certos, é fundamental para que o negócio tenha sucesso.

Recrutamento e seleção em escritórios contábeis: por onde começar?

Para te ajudar a criar e implantar processos de recrutamento e seleção que sejam estratégicos e coerentes com o seu escritório contábil, separamos um passo a passo bem prático. 

PASSO 1: Descobrir quem são as pessoas certas para o seu escritório

No geral, quando se abre um processo seletivo, os gestores tendem a buscar por pessoas prontas e perfeitas para o cargo. Mas fato é que ninguém está pronto. Nem você. Todos estamos nos aprontando e precisamos de oportunidades para isso! 

O papel do líder e gestor é auxiliar nesse processo. Ou seja: pessoa certa não é o mesmo que pessoa pronta/perfeita/sem defeitos!

Por isso, na hora de selecionar talentos e alocá-los de maneira correta, o ponto mais importante é definir quais são as competências e habilidades técnicas necessárias para cada cargo. 

A pessoa certa é aquela que mais se alinha aos pré-requisitos que você definiu antes mesmo de conhecê-la! 

Agora, se você sair por aí procurando por um candidato sem saber o que quer encontrar e qual é a real necessidade que essa pessoa vai suprir dentro do seu escritório, provavelmente, qualquer um vai servir. 

PASSO 2: Entender que contratar por pressa não resolve

Muitas vezes, durante um processo de seleção, existe aquela ansiedade em “resolver o problema logo’’. 

Com isso, é comum vermos gestores se antecipando, contratando com pressa, quem foi “menos pior” no processo. 

O custo disso costuma ser invisível e imenso! 

De repente, a pessoa selecionada é muito legal, mas simplesmente não tem as habilidades necessárias para entregar o que é preciso. Pode ser que o líder até crie um cargo para conseguir encaixá-la no time, resolvendo um buraco aqui e outro ali no improviso. 

É assim que surgem aqueles cargos loucos que ninguém sabe definir ou nomear: um misto de adminstrativo, financeiro, contabilidade… 

Quando isso acontece, o gestor está definindo o cargo de acordo com uma pessoa e não pela estrutura ou pela sua necessidade. Entende como essa diferença é valiosa?

PASSO 3: Usar ferramentas comportamentais durante a seleção

Existem alguns testes comportamentais que podem ser aplicados nos candidatos dos processos seletivos para auxiliar na tomada de decisão. 

Escolhemos falar especificamente do DISC, uma avaliação comportamental que identifica qual é o padrão mais predominante em uma personalidade, entre os 4 principais: Dominância, Influência, Estabilidade e Conformidade. 

A eficiência da ferramenta é reconhecida mundialmente e muitas empresas já aplicam seus questionários, tanto com candidatos quanto com funcionários.

Entendendo qual é o ponto mais forte de cada um, você tem mais chances de garantir alocações coerentes e que gerem bons resultados. Vamos te explicar melhor:

Perfis com alta Dominância 

São pessoas que têm aptidão e ousadia para lidar com desafios e dificuldades no dia a dia. Não gostam muito de rotina, estão sempre em busca de resultados imediatos e tomam a iniciativa.

Frequentemente, são vistas em cargos de liderança e de gestão.

Perfis com alta Influência

Essa característica está associada à capacidade de uma pessoa ter influência sobre as outras de maneira espontânea. 

Pessoas assim demonstram muito entusiasmo, poder de persuasão, empatia, otimismo e autoconfiança. Além disso, tem uma ótima capacidade de comunicação. 

Já pensou ter uma pessoa assim no departamento comercial do seu escritório?

Perfis com alta Estabilidade

As pessoas que se encaixam no perfil de estabilidade, apresentam muita paciência, previsibilidade, gentileza e um comportamento estável. Elas têm facilidade para seguir rotinas e padrões, trabalham bem em equipe e sabem ouvir quem está à sua volta. 

Se tiver algumas pessoas assim na equipe, alocadas nos lugares certos, é provável que o seu escritório tenha um excelente atendimento! 

Perfis com alta Conformidade

Pessoas conformes têm facilidade para obedecer e respeitar ordens, regras e decisões tomadas por outros indivíduos.

Esse perfil gosta de ambientes onde há processos bem definidos e suas características predominantes são cautela, rigor, precisão, lógica e disciplina. Os trabalhos são sempre entregues no prazo e com qualidade. 

Ou seja: se os contadores que colocam a mão na massa tiverem alta conformidade, a chance de você ter uma incidência super baixa de multas aumenta muito! 

Gostou? Para entender melhor como é o teste e como você poderia usá-lo, que tal clicar aqui e descobrir qual é o seu perfil?

PASSO 4: Avaliar a necessidade de contratar uma empresa especializada em recrutamento e seleção 

Dependendo do tamanho e da maturidade do seu escritório contábil, avalie se não é o momento de contratar uma empresa focada em recrutamento e seleção, para profissionalizar os seus processos. 

Assim, você pode conseguir otimizar tempo e recursos, encontrando com mais facilidade os perfis certos para o que está buscando, principalmente se estivermos falando de posições de liderança. 

Leia mais: Marcos de Sucesso de Um Escritório Contábil

PASSO 5: Liderar para construir uma equipe forte e alinhada 

Depois de estabelecer os processos de recrutamento e seleção, o seu próximo desafio é conseguir construir uma equipe forte e complementar. 

Para começar, dê espaço para que os seus colaboradores compartilhem suas opiniöes durante as reuniões do departamento; implemente rotinas de desenvolvimento, fazendo pesquisas de clima e criando momentos de feedbacks e tenha um plano para construir a cultura organizacional que deseja. 

Conclusão 

Como vimos, um bom recrutamento pode ajudar seu escritório contábil em:

  • Diminuir os custos com treinamento de equipe e capacitação;
  • Aumentar a produtividade, diminuindo o tempo que os gestores dedicam ao treinamento da equipe;
  • Diminuir os custos de contratação com empresas externas de RH;
  • Fortalecer a cultura organizacional, admitindo somente pessoas que se encaixam ao perfil do seu escritório contábil.

Para isso, você como líder precisa saber qual é a melhor pessoa para cada cargo.

Isso inclui: fazer um processo seletivo que te faça achar os candidatos ideais para cada atividade, fazer testes comportamentais, entender que contratar por pressa não resolve e avaliar a necessidade de uma empresa de RH no seu processo seletivo. 

Todas essas ações somadas irão fazer com que você construa um TIME que tenha as características que fazem sentido para o momento do negócio e que deixem os colaboradores satisfeitos.  

E lembre-se: para conseguir trazer os melhores resultados possíveis, sua equipe também precisa ter em mãos a ferramenta certa! 

Assim fica muito mais fácil acompanhar as demandas no dia a dia e cumprir todos os prazos! 

Então, além de mudar o processo de recrutamento e seleção, que tal trazer mais organização para o escritório?  

Para conhecer o G-Click, um gestor web de tarefas contábeis, é só pedir a sua demonstração

 

Gostou do artigo?

Share on facebook
Compartilhe no Facebook
Share on linkedin
Compartilhe no Linkedin

Deixe um comentário!