Seu escritório contábil está ultrapassado? Responda e se auto avalie!

A Imagem dos gestores contábeis como sendo profissionais extremamente conservadores e muitas vezes retrógrados está mudando. Se por um lado temos profissionais muito resistentes às mudanças, uma geração de outros está fazendo a diferença por entender justamente que um perfil mais engajado e empreendedor é que vai determinar seu êxito em um mercado tão competitivo.  Claramente podemos perceber que empresas de contabilidade bem-sucedidas buscam ter um posicionamento cada vez mais proativo. Contabilidade e tecnologia: estas duas palavras prometem andar cada vez mais juntas quando olhamos para o futuro do mercado contábil. A adesão às novas tecnologias e a mudança no perfil gerencial prometem revolucionar de forma significativa o meio.

Antes a única alternativa para se fazer contabilidade era estar rodeado de papéis e obrigações desorganizadas, perder prazos e documentos não era pouco frequente. Com o tempo, começou-se a perceber que seria necessário mudar para ganhar mais. Novas tecnologias apareceram para facilitar a vida das empresas de contabilidade e a contabilidade digital ganhou espaço.

Além da mentalidade empreendedora que vem crescendo, muitos gestores de empresas contábeis já enxergam que o investimento em tecnologia da informação é uma forma poderosa para impulsionar a produtividade da sua empresa.

Uma ferramenta de gestão de processos contábeis, por exemplo, é responsável por redefinir os processos internos da empresa, eliminar grande parte da utilização de papel, automatizar atividades, além de ajudar a definir de forma clara os prazos e metas e permitir que a produtividade da equipe seja avaliada de forma transparente e precisa.

Utilizando ferramentas que focam em automatização, a empresa ganha tempo para investir mais em questões estratégicas, organiza-se melhor, diminui custos com a perda de prazos e aumenta consideravelmente sua produtividade.

Mas será que a sua empresa está acompanhando as mudanças do mercado? Responda internamente as perguntas abaixo e faça uma avaliação sincera sobre como você pode otimizar seus esforços.

– Qual foi a última vez que você implementou uma novidade em sua empresa?

– Com que frequência você busca por tendências dentro do seu mercado de atuação?

– Você sente as atividades na empresa acumulando e fica ansioso sobre os prazos?

– Você utiliza algum software de gestão em sua empresa?

– Você tem sempre a sensação de que precisa se organizar e que não tem tempo?

– Como você sabe que sua equipe tem o desempenho dentro do desejado e quais funcionários se destacam?

– Você guarda as informações mais em papéis ou em nuvem?

Após responder as perguntas acima com sinceridade, você estará pronto para olhar com clareza para o futuro do seu negócio e tomar decisões assertivas para fazer com que sua empresa faça parte do “hall” das que estão à frente do mercado e que se destacam por ter um comportamento inovador e, consequentemente, os melhores clientes.

Então, de que lado você quer estar? Do lado das empresas que apenas sobrevivem ou daquelas que mudam o mercado? Não seja engolido pelas inovações! Ao contrário disto, use –as para se desenvolver e gerar ainda mais valor para o seu cliente.

 

Gostou do artigo?

Share on facebook
Compartilhe no Facebook
Share on linkedin
Compartilhe no Linkedin

Deixe um comentário!